Comando Nacional dos Bancários entregou no final da manhã desta quarta-feira, dia 11, a pauta de reivindicações da Campanha Salarial 2010 à Fenaban. A primeira rodada de negociação deve ocorrer entre os dias 23 e 27 deste mês, segundo afirmou o Superintendente de Relações Sindicais da Fenaban, Magnus Apostólico, em resposta ao presidente da Contraf CUT, Carlos Cordeiro. Após destacar que a pauta foi aprovada na 12ª Conferência Nacional dos Bancários, realizada entre os dias 23 e 25 de julho no Rio de Janeiro, o presidente da Contraf  disse que a categoria bancária quer discutir neste ano a contrapartida social dos bancos diante de alta lucratividade, já registrada no primeiro semestre.

Para o presidente do sindicato, Jeferson Boava, que participou da entrega como integrante do Comando Nacional, a Campanha 2010 está centrada em várias questões, não apenas na salarial. “Queremos negociar remuneração, previdência complementar, condições de trabalho, fim do assédio moral provocado principalmente pela cobrança de metas abusivas, e abrir a discussão sobre a construção de um novo sistema financeiro nacional”. Inclusive, observa o presidente do sindicato, “o Comando cobrou da Fenaban o início desse debate, anunciado no ano passado, mas que até agora não passa de um compromisso. Queremos discutir a regulamentação do artigo 192 da Constituição, que trata do sistema financeiro nacional, com toda a sociedade; a começar com os próprios bancos. É claro que o tema não se esgota numa mesa de negociação, nem muito menos em seminários. Porém, é preciso dar o primeiro passo. Aliás, cabe destacar, o slogan da Campanha deste ano – “As Pessoas em 1º Lugar” – dá dimensão do que pretende a categoria bancária”.
Após a entrega da pauta, que foi referenda pelos bancários de Campinas e Região, em assembleia no último dia 4, o Comando solicitou a prorrogação do atual acordo coletivo até o fechamento da Campanha. “É fundamental que, enquanto não se encerrar o processo de negociação, o acordo 2009 esteja em vigor para garantir os direitos da categoria”, frisou o presidente do sindicato. Jeferson lembra ainda que, além de referendar a pauta, a asembleia do último dia 4 autorizou o sindicato a negociar com os bancos. “A partir de agora, com total respaldo dos bancários, o sindicato irá para mesa de negociação, como parte do Comando Nacional, defender uma pauta construída depois de amplo processo de consulta e organização, que começou com os congressos nacionais do Banco do Brasil e Caixa Federal, realizados no final de maio último, passando pelo Encontro Regional no dia 8 de junho em São José dos Campos, e pela Conferência Interestadual em Itanhaém nos dias 12 e 13 de julho, e culminou com a 12ª Conferência, no Rio de Janeiro”. Para o presidente do sindicato, vencida a fase de construção, aprovação e entrega da pauta, é hora de negociar, discutir com os bancários todo o andamento da campanha e, ao mesmo tempo, “nos organizar em cada local de trabalho, nos preparar para novos embates em setembro, mês da data-base da categoria”.

Comando Nacional dos Bancários e Fenaban

Veja a seguir as principais reivindicações:

Fotos: Júlio César Costa

Campanha Salarial 2010