Sindicato lançou na manhã desta quarta-feira, dia 25, a Campanha Nacional dos Bancários 2010 em São João da Boa Vista e Mogi Guaçu. Os diretores percorreram o centro das duas cidades, com manifestações em frente às agências e distribuição de folheto específico sobre a campanha à população e aos bancários. O lançamento foi animado com marchas de Carnaval, sob o comando da Banda Nossa. Com o lançamento hoje nessas duas cidades o sindicato encerra a etapa de apresentação da Campanha, que começou no último dia 19 em Campinas; passando por Amparo no dia 20 e Americana no dia 23.

A categoria reivindica reajuste de 11% (reposição da inflação no período de setembro/09 a agosto/10, mais 5% de aumento real); piso igual ao salário mínimo do Dieese (R$ 2.157,88); Participação nos Lucros e Resultados (PLR) de três salários, mais R$ 4 mil; previdência complementar para todos; entre outros itens.
Neste ano, o slogan da campanha é “Outro banco É Preciso. Pessoas em 1º Lugar”. Os bancários querem discutir questões específicas e, ao mesmo tempo, retomar o debate sobre o sistema financeiro nacional, a começar pela regulamentação do artigo 192 da Constituição Federal, pendente desde 1988. A pauta de reivindicações da campanha, aprovada na 12ª Conferência Nacional dos Bancários, realizada entre os dias 23 e 25 de julho no Rio de Janeiro, foi entregue à Fenaban (Federação Nacional de Bancos) no último dia 11.

Agência do Bradesco em Mogi Guaçu

Comando negocia com Fenaban

Na primeira rodada de negociação entre o Comando Nacional dos Bancários e a Fenaban, realizada ontem (dia 24) à tarde em São Paulo, predominou a discussão sobre o Programa de Prevenção de Conflitos no Ambiente do Trabalho, que tem como objetivo a prevenção do assédio moral e de outras formas de violência psicológica nos bancos. Na retomada desse debate, iniciado na mesa temática no primeiro semestre deste ano, não houve avanços. Entre outros pontos, a Fenaban não aceita discutir o conteúdo dos cursos dirigidos aos gestores sobre o tema e não concorda em divulgar o nome do denunciado por prática de assédio moral. O programa volta a ser negociado na próxima semana, quando ocorrem duas rodadas; na quarta-feira, dia 1º de setembro, e quinta-feira, dia 2. No mesmo dia, Comando e Fenaban negociam ainda reivindicações de Saúde, Condições de Trabalho e Segurança Bancária. O presidente do sindicato, Jeferson Boava, integrante do Comando, participou da primeira rodada.

Calendário de negociação
O Comando Nacional dos Bancários e Fenaban definiram o calendário de negociação.
Dias 1º e 2/09   – Saúde, Condições de Trabalho e Segurança Bancária
Dias 8 e 9/09   –   Emprego e Condições de Trabalho
Dias 15 e 16/09 – Remuneração

Dia Nacional de Luta
O Comando aprovou em reunião realizada no mesmo dia da primeira rodada de negociação, promover na próxima terça-feira, 31, Dia Nacional de Luta com três eixos: combate ao assédio moral, fim das metas abusivas e mais segurança.

Bancários reivindicam:
Emprego
Mais contratações
Ampliar a contratação de mulheres, negros e pessoas com deficiência, garantindo igualdade de oportunidades
Garantia de emprego
Qualificação e requalificação profissional
Remuneração e Previdência
Reajuste salarial de 11% (inflação do período mais 5% de aumento real).
Participação nos Lucros e Resultados (PLR) de três salários mais R$ 4 mil para cada funcionário
Piso salarial no valor do salário mínimo do Dieese (R$ 2.157,88).
Elevação do auxílio-refeição, cesta-alimentação, 13ª cesta-alimentação e auxílio-creche/babá para o valor de um salário mínimo para cada item
Previdência Complementar para todos os bancários
Sistema Financeiro
Regulamentação do artigo 192 da Constituição Federal