A diretoria do Banco do Brasil anunciou no último dia 19, durante reunião da mesa de negociação sobre ascensão profissional, que as funções nas unidades estratégicas, de apoio e táticas terão processos seletivos respeitando os primeiros colocados no TAO (Banco de Talentos e Oportunidades). Até o momento, não há critérios para nomeações nessas dependências. Questionada pelos sindicatos, a diretoria se comprometeu em abrir as seleções até dezembro deste ano. Os sindicatos reivindicaram ainda que todos os processos seletivos sejam implantados até o próximo mês de julho.
Em resposta aos questionamentos feitos nas últimas mesas de negociação sobre assédio de gestores em seleções nas agências, os representantes do BB disseram que o assunto é tratado em vídeo lançado na intranet, onde o Banco esclarece os gestores: caso peçam aos funcionários que retirem seus nomes em concorrências, podem responder por desvio de conduta ética.
Substituições e aumento de dotações nas PSOs
Os sindicatos reivindicaram o fim dos desvios de função, início das substituições nas Plataformas de Suportes Operacionais (PSOs), aumento das dotações e nomeação dos caixas substitutos. Para discutir o tema, será realizada reunião entre os sindicatos e representantes da diretoria rsponsável pelos PSOs.
Normativo sobre controle disciplinar (IN 383)
Após solicitação dos sindicatos, o BB alterou parte da norma que proibia funcionários de criticarem a instituição financeira pública. Ainda sobre a IN 383, os dirigentes sindicais reivindicaram: nenhuma punição por presunção; direito à ampla defesa; emissão formal das ‘ordens legítimas’ por parte dos gestores; e direito à liberdade de expressão. Os sindicatos reafirmaram ainda reivindicação histórica: ouvidoria interna autônoma e vinculada ao Conselho de Administração do Banco. A resposta será dada na próxima rodada de negociação, sem data marcada.
Ilegalidades no plano de funções
Os sindicatos reforçaram posição contrária à redução das verbas de comissão nas funções gratificadas e de confiança; e reivindicaram pagamento das verbas dessas funções em valores iguais aos vigentes antes de fevereiro deste ano.
Centrais clandestinas de teleatendimento
Os sindicatos também denunciaram que as chamadas centrais clandestinas de teleatendimento desrespeitam vários dispositivos legais. Em resposta, o BB afirmou que irá investigar, alegando desconhecimento sobre a prática das centrais.
Plano de aposentadoria
O BB ainda anunciou que vai lançar nesta segunda-feira, dia 24, o Plano de Desligamento de Aposentáveis (PDA), destinado aos caixas e escriturários nessa condição até 31 de maio que estejam aposentados pelo Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) e também aos que têm condições de se aposentar pelo INSS. De acordo com os representantes do Banco, o incentivo será de três salários brutos.
Fonte: SEEB Brasília
24/06/2013
Sindicatos e Banco do Brasil discutem ascensão profissional, controle disciplinar e plano de funções
BB