O Bradesco, que até o ano de 2008 era o maior Banco privado do país e hoje ocupa a segunda colocação atrás do Itaú, é uma instituição financeira sem educação. Ao contrário de seu principal rival e do Santander, por exemplo, o Bradesco não paga auxílio-educação para seu funcionários; com exceção dos cursos de pós (MBA) para os altos executivos.
Tempos atrás, diante da reivindicação dos sindicatos, a desculpa era que o Banco disponibilizava vagas na Fundação Bradesco; hoje, nem isso. Ou melhor, desde 2012, quando mudou o perfil da conhecida instituição de ensino sem fins lucrativos.
A Fundação Bradesco voltou sua atenção às pessoas carentes, vizinhas da escola; os funcionários foram deixados de lado. Em fevereiro daquele ano, após reunião com o diretor de Recursos Humanos, vale resgatar, o diretor do Sindicato, Daniel Ortiz, comentou: “Não somos contra a Fundação. Reconhecemos, inclusive, sua importância seja para os funcionários ou população carente. Porém, é inaceitável que essas mudanças deixem os filhos dos funcionários sem vagas, sem escola; o que resulta em gastos extras”.
Subsidiar a educação de todos os funcionários, como se pode concluir, não é uma prioridade da diretoria do Bradesco; mas é para os sindicatos e para os funcionários. Diante desse quadro, é fundamental retomar a mobilização por educação, pelo pagamento de bolsa de estudo para todos, não apenas para a turma do andar de cima.
Aposentado: plano de saúde
Ao se aposentar, o funcionário deixa de ser participante do plano de saúde, mesmo que queira pagar a sua parte e a do Bradesco. Inclusive, em agosto deste ano, o Sindicato ingressou ação pleiteando a manutenção do plano para os aposentados e demitidos sem justa causa, com o pagamento integral pelos ex-funcionários.
Plano e não Seguro Saúde
Hoje, a opção para quem se aposenta ou está na chamada fase pré-aposentadoria, é contratar um plano de saúde disponível no mercado. “Um absurdo. Sem falar que no Bradesco os funcionários participam de um Seguro Saúde. No Santander, para ilustrar, os funcionários têm o Saúde Bradesco. Porém, é plano de saúde e não seguro”, destaca o diretor do Sindicato, Lourival Rodrigues. Segundo ele, a bolsa de estudo e o plano de saúde na aposentadoria são bandeiras prioritárias do Sindicato e dos funcionários.
09/12/2014
Bradesco: Banco sem educação
Direito