Orientado pela Comissão de Empresa dos Funcionários (CEBB), o Dia de Luta será marcado com mobilização nas redes sociais, abaixo-assinado e reuniões com os funcionários. Até o próximo dia 28, serão realizadas atividades nos locais de trabalho; no dia 29, paralisação nacional de 24h, conforme proposta da CEBB. A deflagração do movimento será decidida em assembleia, a ser convocada pelo Sindicato que, ontem (19), realizou plenária virtual.
Paralelamente à mobilização dos funcionários, os sindicatos vão buscar apoio junto a prefeitos e parlamentares, diante do anunciado fechamentos de agências e postos de atendimento. E mais: A Federação dos Bancários de São Paulo e Mato Grosso do Sul, da qual o Sindicato é filiado, irá acionar o Ministério Público do Trabalho, visando a obtenção de dados do plano de reestruturação, uma vez que não foram repassados pelo BB. Além disso, serão ingressadas ações coletivas na Justiça para garantir direitos básicos.
Desmonte
Lançado no dia 11 deste mês de janeiro, o novo plano de reestruturação estabelece, entre outros pontos, fechamento de agências e unidades e dois planos de demissões, numa demonstração que a política de desmonte do banco público continua em expansão.
Em plena pandemia do novo coronavírus, o BB pretende dispensar 5 mil bancários (adesão até o dia 5 de fevereiro), aumentar a estrutura para atendimento de clientes de alta renda e atacado (grandes empresas), mudar o atual modelo e remuneração dos caixas executivos, que perderiam a gratificação permanente (a ser substituída por uma gratificação proporcional aos dias de efetivo exercício da função) e realizar descomissionamento pós perda de função/cargo decorrente da desativação de unidades.
A justificativa para reorganizar a rede de atendimento, segundo o “Fato Relevante” divulgado no dia do lançamento do plano, é a “adequação ao novo perfil e comportamento dos clientes”, assim como a “ampliação da oferta de soluções digitais”.
Reestruturação: medidas
(Fonte: Fato Relevante)
– Desativação de 361 unidades, sendo 112 agências, 7 escritórios e 242 Postos de Atendimento (PA).
– Conversão de 243 agências em PA e outros 8 PA serão transformados em agências.
– Transformação de 145 unidades de negócios em Lojas BB, sem a oferta de guichês
de caixa, com maior vocação para assessoria e relacionamento.
– Relocalização compartilhada de 85 unidades de negócios.
– Criação de 28 unidades de negócios, sendo 14 Agências Especializadas Agro e 14 Escritórios Leve Digital (unidades especializadas no atendimento a clientes com maturidade digital), com aproveitamento de espaços existentes, não envolvendo contratação ou locação de novos imóveis.
- Programa de Adequação de Quadros (PAQ).
- Programa de Desligamento Extraordinário (PDE).