A solidariedade internacional esteve no centro da visita do embaixador de Cuba no Brasil, Victor Manuel Cairo Palomo, e do cônsul-geral Benigno Pérez Fernández à sede do Sindicato, nesta quinta-feira (28).
A agenda reuniu representantes de movimentos sociais, dirigentes sindicais e lideranças políticas — entre eles os vereadores Mariana Conti, Gustavo Petta e Paola Miguel — em um encontro voltado ao fortalecimento das relações de solidariedade entre Brasil e Cuba.
O embaixador foi recebido pela vice-presidente do Sindicato, Ana Stela Alves de Lima. “Todos nós acompanhamos o fato de que Cuba enfrenta uma de suas piores crises históricas, agravada por severos apagões, escassez de combustível e alimentos, além de uma forte pressão econômica. Acho que todos devemos e podemos ajudar o povo cubano”, destacou Stela.
Além de ser um espaço de diálogo sobre os desafios enfrentados pela população cubana, diante das dificuldades econômicas e das restrições impostas ao país pelos Estados Unidos, o encontro reforçou a campanha de arrecadação de analgésicos destinados ao povo cubano.
A iniciativa integra as ações de solidariedade para contribuir com o abastecimento de itens básicos de saúde em Cuba. Bancários podem trazer suas doações de medicamentos diretamente na sede da entidade (na Rua Nazaré Paulista) ou aos diretores sindicais durante as visitas às agências bancárias - até 15/06. Mesmo caixas abertas serão aceitas, desde que os medicamentos estejam dentro do prazo de validade e em condições de uso.
Além da passagem pelo Sindicato, a agenda do embaixador em Campinas incluiu reuniões na Câmara Municipal, visita à Central de Orgânicos Rede Livres e participação ao vivo na Rádio Brasil.