Com o objetivo de valorizar a experiência, fortalecer a representatividade e manter os aposentados no centro das lutas da categoria, o Sindicato criou uma pasta específica voltada aos bancários aposentados.
A iniciativa acompanha uma realidade cada vez mais presente na sociedade brasileira: o crescimento da população idosa e de sua influência política e social. Dados do TSE mostram que os eleitores com 60 anos ou mais passaram de 11,6% do eleitorado em 1994 para 21% em 2022.
Nesse contexto, o Sindicato reforça seu compromisso de ampliar a participação dos aposentados em atividades sindicais, debates políticos e ações de mobilização em defesa dos direitos da categoria.
Calendário de ações nacionais
O Sindicato, em conjunto com entidades filiadas à Contraf-CUT, está construindo um calendário de ações para fortalecer a representatividade do segmento.
Entre as prioridades estão a ampliação da participação dos aposentados nos processos eleitorais, a defesa dos planos de saúde, a preparação para a aposentadoria e o combate ao etarismo.
Também está sendo debatida nacionalmente a criação de um espaço permanente de troca de experiências entre os coletivos de aposentados de todo o Brasil.
No Sindicato, a pasta dos aposentados segue atuando para fortalecer a organização do segmento e garantir que suas demandas permaneçam presentes nas lutas e debates do movimento sindical bancário.
Entre em contato com a gente para mais informações.