No último dia 31 de agosto completou 25 anos que Campinas sediou o Encontro Nacional de Bancários. Reunidos no ginásio do Guarani, 10 mil bancários aprovaram a deflagração da primeira greve nacional depois do golpe militar de 1964. Nos dias 11 e 12 de setembro daquele ano o sistema financeiro nacional parou. “O Encontro e a greve reinseriram os trabalhadores bancários no movimento sindical brasileiro. A categoria passou a ser uma referência, um balizador para outros trabalhadores, também em luta naquele momento político-econômico. A unidade da categoria renasceu em Campinas”, destaca o presidente Jeferson Boava.
o último dia 31 de agosto completou 25 anos que Campinas sediou o Encontro Nacional de Bancários. Reunidos no ginásio do Guarani, 10 mil bancários aprovaram a deflagração da primeira greve nacional depois do golpe militar de 1964. Nos dias 11 e 12 de setembro daquele ano o sistema financeiro nacional parou. “O Encontro e a greve reinseriram os trabalhadores bancários no movimento sindical brasileiro. A categoria passou a ser uma referência, um balizador para outros trabalhadores, também em luta naquele momento político-econômico. A unidade da categoria renasceu em Campinas”, destaca o presidente Jeferson Boava.
H
oje, 31 de agosto, completam 25 anos que Campinas sediou o Encontro Nacional de Bancários. Reunidos no ginásio do Guarani, 10 mil bancários aprovam a deflagração da primeira greve nacional depois do golpe militar de 1964. Nos dias 11 e 12 de setembro daquele ano o sistema financeiro nacional parou. “O Encontro e a greve reinseriram os trabalhadores bancários no movimento sindical brasileiro. A categoria passou a ser uma referência, um balizador para outros trabalhadores, também em luta naquele momento político-econômico. A unidade da categoria renasceu em Campinas”, destaca o presidente Jeferson Boava.
Largo do Rosário palco de muitas Lutas Sindicais
10 mil bancários aprovam a deflagração da primeira greve nacional depois do golpe militar de 1964
Maior passeata realizada em Campinas, superando inclusive as manifestações do ano passado (1984) pelas Diretas Já.
Fotos: Ernesto de Souza
09/09/2010
Encontro Nacional de Campinas completa hoje 25 anos
31 de agosto de 1985: 10 mil bancários aprovam greve nacional