Na retomada da mesa temática de terceirização, no último dia 19, os sindicatos rejeitaram formulação apresentada pela Fenaban para reverter o processo no Call Center das instituições financeiras. Para os bancos, apenas o grupo de trabalhadores que acessa diretamente os dados da conta corrente dos clientes de maneira permanente e ininterrupta, do início à conclusão da operação, deve ser incluído na categoria bancária, aplicando-se a Convenção Coletiva de Trabalho (CCT) no tocante aos direitos e benefícios, sem contemplar o piso salarial. “Não podemos compactuar com a redução do piso, explicitada na proposta da Fenaban”, destaca a diretora do Sindicato, Vera Moreira, que participou da mesa junto com o também diretor Marcelino José. Os sindicatos propuseram que a Fenaban faça uma revisão da sua proposta. “O debate, claro, não se encerrou. Queremos construir uma proposta que contemple não apenas o Call Center, mas outras áreas de serviços hoje terceirizadas” observa a diretora Vera.
Objetivo da mesa – As mesas temáticas têm como objetivo construir propostas que possam ser apresentadas durante a Campanha Nacional, possibilitando assim a incorporação à CCT; como ocorreu com os temas assédio moral e segurança bancária, em 2010 e 2011, respectivamente.
Saúde do Trabalho – Nesta terça-feira, dia 26, sindicatos e Fenaban se reúnem na mesa de Saúde do Trabalhador; no dia 28, Segurança Bancária; e no dia 3 de julho, Igualdade de Oportunidades. As últimas reuniões das mesas ocorreram nos meses de fevereiro e março últimos. A Convenção Coletiva de Trabalho (CCT) assegura reuniões trimestrais, conquistadas na Campanha Nacional.
Fotos: Jailton Garcia/Contraf
25/06/2012
Sindicatos cobram reversão do processo de terceirização
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