
Mais de 200 trabalhadores participaram na tarde desta quarta-feira, dia 26, do ato unificado das categorias em luta (bancários, metalúrgicos, eletricitários, petroleiros, vidreiros, aeroportuários e trabalhadores dos Correios), realizado no Largo da Catedral, em Campinas. Construído a partir do contato do Sindicato com as demais categorias – a decisão foi aprovada pelos bancários reunidos em assembleia no último dia 20 -, o ato contou também com a participação de representantes de várias centrais sindicais; entre elas, a CUT, da qual o Sindicato é filiado.
O presidente do Sindicato, Jeferson Boava, destacou a efetiva participação dos bancários de Campinas e Região na greve nacional da categoria, que hoje completou nove dias.
Agenda dos trabalhadores
O ato teve como objetivo chamar atenção para a agenda nacional da classe trabalhadora que permanece parada no Congresso Nacional e no poder executivo federal, conforme denuncia a “Carta Aberta à População”. Entre as reivindicações, redução da jornada de trabalho sem redução de salário; fim das terceirizações; isenção de imposto de renda no pagamento da PLR; ratificação da Convenção 151, que possibilita a negociação coletiva no serviço público, e da Convenção 158, que proíbe a dispensa imotivada; ambas da OIT (Organização Internacional do Trabalho).
Fotos: Júlio César Costa