A greve nacional de 24h, deflagrada no último dia 30 contra o descaso do Banco do Brasil em negociar o novo plano de funções comissionadas, envolveu a maioria dos funcionários de 30 agências (e departamentos) na base do Sindicato, sendo 27 em Campinas, duas em Americana e uma em Hortolândia. Diante da disposição de luta e completa insatisfação dos bancários, a diretoria do BB orientou os gestores a chamarem a polícia, visando abrir as agências na força. “É truculência pura. O BB foge da negociação e, frente a resistência dos funcionários, que estão mobilizados, manda chamar a polícia. A intransigência é hoje o fio condutor das ações da diretoria do BB. A greve é um direito constitucional e o Sindicato esteve nas agências para garantir a paralisação e defender os bancários. Não será com medidas intimidatórias, ameaças, que o BB vai resolver o problema que criou ao impor o novo plano em janeiro deste ano”, avalia o presidente do Sindicato e integrante da Comissão de Empresa dos Funcionários (CEE), Jeferson Boava.
Aprovada pelos funcionários em assembleia realizada no último dia 25, na sede do Sindicato, a greve de 24h teve como objetivo intensificar a mobilização, demonstrar que os funcionários estão dispostos a lutar em defesa de seus direitos. “Antes de mais nada, não podemos perder o foco na principal questão, que é a jornada de 6h para todos. O novo plano não caiu do céu; é resultado da mobilização pelo cumprimento da jornada da categoria para todos os funcionários. Só que a diretoria incluiu várias ‘maldades’ no pacote denominado Plano de Funções de Confiança e de Funções Gratificadas. Entre as ‘maldades’, reduziu salários nas funções de 6h e as gratificações de função de todos os comissionados. O que é inaceitável. É necessário ajustes, correções. Porém, o BB não quer dialogar. A greve é um dos mecanismos para forçar a abertura de negociação”, reafirma o presidente do Sindicato.
Agências fechadas
Campinas: Centro, Glicério, Dr. Quirino, Carlos Gomes, Cambuí, Norte-Sul, Barão de Itapura, Guanabara, Taquaral, Paula Bueno, Unicamp, Barão Geraldo, Santa Genebra, Sales de Oliveira, Amoreiras, Anhanguera, Trevo, Bonfim, Secretária da Fazenda, Governador Pedro de Toledo, Conceição, Castelo, Avenida Brasil, São Quirino, Shopping Unimart, Ceasa e Shopping D. Pedro.
Americana: Praça 15 de Novembro e Rua 12 de Novembro.
Hortolândia: Remanso.
06/05/2013
Greve no BB mostra insatisfação com novo plano de funções comissionadas
30 agências fechadas em Campinas, Americana e Hortolândia
Fotos: Júlio César Costa