A exemplo do lançamento da Campanha, que tem como slogan “Bancário não é lata. É gente como você, gente de verdade”, a manifestação foi animada com a música “Homem de Lata”, uma paródia de “Homem Primata”, da banda Titãs, em alusão ao robô que o Bradesco usa em sua campanha publicitária ao comemorar os 70 anos de fundação. “Em sua propaganda na mídia, o Bradesco apela a sentimentos de valorização do ser humano, bem diferente do dia a dia vivido pelos funcionários nas agências e departamentos. Sem falar que destaca a ‘evolução’ da sociedade nessas sete décadas, mas se ‘esquece’ de imprimir o mesmo ritmo nos locais de trabalho; as regras atuais nos remetem aos primórdios do capitalismo, quando as condições de trabalho eram precárias. O Bradesco ainda está na ‘idade da pedra’ do sistema capitalista e a mobilização dos bancários visa mudar, virar esse jogo”, avalia o diretor do Sindicato, Lourival Rodrigues.
Fotos: Júlio César Costa
19/06/2013
Sindicato paralisa Bradesco em Itatiba e debate Campanha de Valorização
Agência Centro fechada durante 4h
Sob a coordenação do Sindicato, os funcionários da agência Centro do Bradesco, em Itatiba, paralisaram os serviços hoje (14/06), no período das 8h às 12h, e discutiram a pauta de reivindicações específicas entregue ao Banco no dia 17 de abril e já negociada em duas rodadas; hoje e no último dia 6. O atendimento ao público foi retardado em uma hora – em Itatiba as agências abrem às 11h.
A manifestação é parte da Campanha Nacional de Valorização dos Funcionários, lançada pelo Sindicato no último dia 7 de maio. Durante a paralisação, os diretores do Sindicato distribuíram o Jornal do Cliente, editado pela Contraf-CUT, onde conclama os clientes e usuários a denunciarem qualquer tipo de desrespeito ao Banco Central e ao Procon.