
A Fenaban não apresentou nenhuma contraproposta sobre os temas saúde, condições de trabalho, segurança, emprego e igualdade de oportunidades, na segunda rodada de negociação com o Comando Nacional dos Bancários, realizada ontem (15) e hoje (16), em São Paulo.
No período da manhã de ontem, o Comando cobrou resposta às questões debatidas na primeira rodada (dias 8 e 9); entre elas, combate ao assédio moral, metas abusivas, prevenção contra assaltos e sequestros e assistência às vítimas. No período da tarde, o tema da negociação foi emprego: não à demissão imotivada (Convenção 158 da OIT), respeito à jornada de 6h e garantia de emprego. Hoje (16) de manhã, continuidade do tema emprego: terceirização, call center, dois turnos de jornada, e mesa paritária sobre tecnologia. À tarde, igualdade de oportunidades: entre outros pontos, acesso à estrutura organizacional e cargos dos Bancos; progressão na carreira; abono de falta em toda ocasião em que o bancário deficiente necessitar de conserto, reparo ou aquisição de prótese; e licença-paternidade.
Os representantes da Fenaban se limitaram em ouvir os integrantes do Comando. Duas únicas exceções: criação de um Grupo de Trabalho (GT) sobre Adoecidos; e discussão da licença-paternidade. A Fenaban aceita o GT, mas os trabalhos devem iniciar depois do encerramento da Campanha. O Comando, por sua vez, quer início imediato do GT. A Fenaban assumiu compromisso em avaliar a proposta. Quanto à licença-paternidade, a Fenaban quer remeter à mesa temática.
Dia 22, bancários na rua
Diante desse já clássico impasse, falta de contrapropostas, o caminho é a mobilização nacional da categoria. Pressionada, a Fenaban pode mudar o discurso na mesa. Para o presidente do Sindicato, Jeferson Boava, que participa do processo de negociação como integrante do Comando, “a Fenaban não demonstrou seriedade. Tudo fica para depois. O que coloca para a categoria a necessidade de ampla mobilização nesta semana”. Jeferson se refere ao Dia Nacional de Luta, que acontece na quinta-feira (22). Em Campinas, os bancários estão convocados a se concentrarem no Largo do Rosário a partir das 16h.
Calendário
Dia 19 – Segunda rodada de negociação da pauta específica com a Caixa federal.
Dia 22 – Manifestação nas ruas: Campanha e PL 4330.
Dia 23 – Segunda rodada de negociação da pauta específica com BB.
Dias 26 e 27 – Terceira rodada de negociação com a Fenaban. Pauta: remuneração.
Foto: Júlio César Costa