
O Sindicato assinou hoje (18) os aditivos à Convenção Coletiva de Trabalho (CCT) com o Banco do Brasil e com a Caixa Federal, em solenidade realizada na tarde desta sexta-feira no Hotel Intercontinental, em São Paulo. O Banco do Brasil paga o salário reajustado e a diferença de setembro, bem como a Participação nos Lucros e Resultados (PLR), no dia 20; inclusive os valores já estão provisionados. Quanto às diferenças de tíquetes serão creditadas no dia 1º de novembro. E na próxima semana o Banco do Brasil reclassifica as faltas, conforme compromisso assumido. Quer dizer, a falta da greve contra o plano de funções, em abril, será reembolsada, assim como os tíquetes não pagos em decorrência da greve de 23 dias (setembro/outubro) serão disponibilizados. A Caixa Federal paga o salário reajustado e a diferença de setembro no dia 20; a PLR, até o dia 25.
Os aditivos com BB (clique aqui) e Caixa Federal (clique aqui) trazem avanços conquistados com a greve de 23 dias, de 19 de setembro a 11 de outubro. No BB, os dias descontados em função de protesto e greves contra o plano de funções serão reembolsados; a pontuação de mérito dos caixas passou de 0,5 a 1 ponto por dia, retroativos a 2006 – diga-se, de passagem, uma letra de mérito corresponde a R$ 113,00 -; a trava de remoção dos escriturários reduziu de 24 para 18 meses; proibido o envio de torpedo para celular pessoal, cobrando metas de funcionários, fora da jornada de trabalho; e os dias parados na greve serão compensados em até uma hora por dia até o dia 15 de dezembro próximo.
Na Caixa Federal, a greve garantiu o pagamento de 100% das horas extras realizadas em agências com até 15 empregados, a partir de janeiro de 2014; e PLR Adicional Caixa, a chamada PLR Social, equivalente a 4% do lucro líquido distribuído de forma linear.

Fotos: Júlio César Costa