Entre os dias 11 e 18 deste mês de novembro, os empregados da Caixa Federal elegem por voto direto o representante no Conselho de Administração. A diretoria do Sindicato apoia a chapa 130, que tem Fernando Neiva como candidato a titular e Maria Rita Serrano como suplente. Os empregados ativos votarão por meio eletrônico.
A eleição do representante dos empregados no Conselho de Administração já deveria ter sido concluída, mas esteve suspensa porque os sindicatos questionavam os critérios estabelecidos pela Caixa Federal. O principal deles excluía mais de 80% do quadro de empregados, uma vez que a Caixa Federal exigia do candidato o exercício em cargos gerenciais nos últimos cinco anos.
Pressionada, a Caixa Federal voltou atrás e retirou do edital e regulamento do processo eleitoral os requisitos discriminatórios.
A escolha do representante dos trabalhadores nos conselhos de administração das empresas públicas está prevista na Lei nº 12.353/2010; no Banco do Brasil, por exemplo, Rafael Matos, apoiado pelo Sindicato, foi eleito em junho último e empossado no Caref no dia 8 de outubro.
Segundo a legislação, o representante dos trabalhadores no Conselho de Administração “permitirá aos empregados colocarem a sua visão na condução da empresa pública a serviço do desenvolvimento do país”.
E mais: o conselheiro representante não poderá participar de “discussões e deliberações que envolvam relações sindicais, remuneração, benefícios e vantagens, inclusive materiais de previdência complementar e assistenciais, hipótese em que fica configurado o conflito de interesses”.
11/11/2013
Sindicato apoia chapa 130 para Conselho de Administração
Caixa Federal