
Os bancários de duas agências do Santander instaladas em Jaguariúna (Coronel Bueno e Jaguariúna) paralisaram os serviços hoje (10/06) em protesto contra o fechamento de uma delas, a ex-Banespa. Coordenada pelo Sindicato, a paralisação se estendeu durante todo o dia. Segundo o Santander, os oito funcionários da agência do ex-Banespa, a ser desativada nesta sexta-feira, dia 13, serão realocados.
A paralisação de hoje em Jaguariúna, é a quinta realizada nos últimos 56 dias contra o fechamento de unidades. No dia 14 de abril, o Sindicato paralisou duas agências em Itapira; no dia 14 de maio foi a vez de duas agências instaladas na Avenida das Amoreiras, em Campinas; no dia 22 de maio, duas agências em Sumaré; e, ontem (09/06), duas agências em Mogi Mirim.
O Santander fechou 4.833 postos de trabalhos desde maio do ano passado, sendo 970 apenas no primeiro trimestre deste ano. Ao mesmo tempo em que reduz o quadro funcional e fecha agências, o banco espanhol amplia o número de clientes. Entre 2012 e 2013, aumento de 10% na base de clientes, passando de 27,3 milhões para 30 milhões. A falta de funcionários e o consequente aumento de serviços resultam em adoecimento dos bancários, em assédio moral decorrente das metas abusivas e piora no atendimento. No ano passado, por exemplo, o Santander liderou por oito meses o ranking de reclamações do Banco Central, posição que manteve nos três primeiros meses deste ano.
Fotos: Júlio César Costa