O primeiro Encontro Regional de Bancários (Erban), realizado hoje (7) pela Federação dos Bancários de SP e MS, em Caraguatatuba, reuniu dirigentes de 10 sindicatos filiados; entre eles, o de Campinas, representado por 20 diretores. Após debate sobre a conjuntura econômica, com destaque ao PL 4330, o PL da terceirização, aprovado pela Câmara dos Deputados, e as MPs 664 e 665, que reduzem direitos como seguro-desemprego e abono salarial e terceiriza a perícia médica, os dirigentes se dividiram em grupos para discutir propostas à pauta de reivindicações da categoria. Essas propostas, cabe lembrar, serão remetidas à Conferência Interestadual da Federação. As propostas aprovadas pela Interestadual serão remetidas à Conferência Nacional, que define a pauta da Campanha Nacional; a data-base dos bancários é 1º de setembro.
Para o presidente do Sindicato, Jeferson Boava, os sindicatos iniciam a preparação da luta da categoria. “Neste ano, a mobilização dupla da categoria: específica (Campanha Nacional), negociação com a Fenaban para renovação da Convenção Coletiva de Trabalho (CCT); e geral, com todos os trabalhadores na luta em defesa de seus direitos, contra os ataques do parlamento, do governo federal, via PL 4330 e MPs 664 e 665. A categoria, com certeza, estará novamente nas ruas”.
Além de Campinas, participam do Erban de hoje (7) os sindicatos de Guaratinguetá, Marília, Ponta-Porã, Rio Claro, Santos, São Carlos, São José dos Campos, São José do Rio Preto e Tupã. O segundo e último Erban, será realizado no dia 21 deste mês de maio, envolvendo os sindicatos de Andradina, Araçatuba, Corumbá, Franca, Jaú, Lins, Naviraí, Presidente Venceslau, Piracicaba, Ribeirão Preto, Sorocaba, Três Lagoas e Votuporanga.
Fotos: FEEB SP_MS / Sibele Martins