A greve dos bancários dos setores público e privado expandiu mais hoje (15), décimo dia da paralisação nacional: 261 locais de trabalho (agências e departamentos) fechados, sendo 147 em Campinas e 114 em 32 das 37 cidades da base do Sindicato. Ontem, a greve atingiu 253 locais de trabalho (141 em Campinas e 112 na Região). No país, a greve atingiu hoje 11.818 agências e 44 centros administrativos em 26 Estados e no Distrito Federal.
Apesar de crescer diariamente de Norte a Sul do país, a greve ainda não ‘sensibilizou’ a Fenaban (Federação Nacional de Bancos), que até o momento permanece calada; ou seja, insiste na proposta rejeitada pela categoria (reajuste de 5,5%, abaixo da inflação, e abono de R$ 2.500,00). Inclusive, ontem, o Comando Nacional dos Bancários se reuniu em São Paulo para avaliar a greve e orientou intensificação da luta para romper com a intransigência dos Bancos.
Para o presidente do Sindicato e integrante do Comando, Jeferson Boava, “a participação dos bancários aumenta a cada dia e o descaso dos Bancos tem servido como combustível. Em Campinas, a greve que começou forte na área central, avança diariamente para os bairros, assim como na Região. O envolvimento dos bancários na greve mostra que sem proposta decente a mobilização continua com força total”.
Plenária dia 19
O Sindicato realiza na próxima segunda-feira, dia 19, a terceira plenária para avaliar a greve. Às 18h30, na sede em Campinas.
Fotos: Júlio César Costa