A Comissão de Organização dos Empregados (COE) e o Bradesco se reuniram no último dia 26 em Cidade de Deus, Osasco, para discutir dois programas: Reabilitação Profissional e Programa de Desenvolvimento Organizacional para a Melhoria Contínua das Relações de Trabalho, cláusulas 46ª e 58ª da Convenção Coletiva de Trabalho (CCT), respectivamente.
No que se refere ao programa de Rebilitação Profissional, a COE destacou alguns pontos importantes como, por exemplo, participação voluntária dos empregados, jornada de trabalho e cobrança de metas gradativa, garantia de participação e acompanhamento por parte dos sindicatos e reuniões semestrais. A COE e o Bradesco apresentaram propostas de redações para um possível acordo. Os representantes da área de Recursos Humanos se comprometeram em analisar as sugestões da COE e dar continuidade ao debate em data oportuna.
O diretor do Sindicato e representante da Federação dos Bancários de SP e MS na COE, Gustavo Frias, esclarece que o programa de Reabilitação Profissional é “necessário, fundamental. Inclusive o Sindicato já denunciou casos em que o Bradesco não criou condições para a reinserção dos funcionários que estavam afastados para tratamento de saúde, colocando-os para trabalhar nas mesmas condições que resultaram em adoecimento ou acidente”. O programa, destaca Gustavo Frias, busca reinserir o funcionário de forma gradativa, respeitando a atual capacidade laborativa.
Desenvolvimento Organizacional
Quanto ao programa de Desenvolvimento Organizacional, conquistado na Campanha do ano passado, o Bradesco apresentou seus programas que estabelecem cursos para todos os funcionários e também um módulo específico para lideranças, envolvendo temas como: feedback, recursos humanos, saúde mental, cartilhas de LER/Dort, e acolhimento de bancários licenciados.
Para Gustavo Frias, “esses programas são de suma importância para os trabalhadores e o movimento sindical está atento. Afinal, só a teoria não é suficiente. É preciso instrumentos que transformem a realidade, o dia a dia das agências e departamentos, prevenindo os adoecimentos e acidentes. Ou seja, medidas que proporcionem melhores condições de trabalho”.
Foto: Jailton Garcia
31/07/2016
COE e Bradesco discutem programas de saúde
Reabilitação profissional e Desenvolvimento Organizacional