Nesta quinta-feira, dia 12 de janeiro, a Caixa Econômica Federal completou mais um ano de atividades totalizando 156 anos de existência. História marcada pelo apoio ao desenvolvimento do Brasil e na promoção dos direitos dos trabalhadores brasileiros. Porém, os funcionários da Caixa, assim como de outros bancos no Brasil, não estão em comemoração neste início ano, com todos os problemas que tem afetado a categoria. O motivo dessa má fase para os funcionários é a reorientação da atuação dos bancos públicos federais em direção a um modelo mais privatista.
O novo modelo de funcionamento poderá afetar diretamente os empregados da Caixa por uma série de fatores, entre eles, a principal e mais negativa é a redução drástica no quadro de funcionários, ocasionando um número expressivo de demissões. Além da retirada de direitos e endurecimento das políticas de recursos humanos.
Diante desta situação, o Sindicato de Bancários de Campinas realizou nesta quinta-feira atividades marcando o aniversário da Caixa Econômica, porém, como um dia de luta nacional contra as ameaças privatistas e a retirada de direitos dos trabalhadores, principalmente na região.
Os diretores do Sindicato estiveram presentes em mais de 30 agências de Campinas e Região para debater e distribuir uma Carta Aberta aos empregados, como forma de apoio e orientação neste momento.
Leia: Carta aberta aos Empregados da Caixa(clique)
Fotos: Denny Cesare