Reunidos em assembleia realizada na sede do Sindicato no último dia 22, os bancários elegeram a Comissão Eleitoral e aprovaram a data da eleição da nova diretoria.
Nos dias 26 e 27 de março, em primeiro escrutínio, os bancários vão às urnas eleger a nova diretoria, que terá mandato de três anos e nove meses (15 de julho deste ano a 14 de abril de 2023).
Como assegura o estatuto do Sindicato, todo o processo será coordenado pela Comissão Eleitoral, que é formado pelos bancários Adriana Aparecida Frutuoso, Cleide Aparecida Marchetti e Antônio Conceição de Oliveira. O prazo de inscrição de chapas abre no dia 26 deste mês de fevereiro e se encerra no dia 7 de março, conforme estabelece o calendário eleitoral (veja edital nesta página).
Votação
Os votos dos sindicalizados serão coletados nos dias 26 e 27 de março em urna fixa (localizada na sede do Sindicato) e itinerantes, que percorrerão todas as agências, departamentos, postos de serviço e demais locais de trabalho. Cada urna será coordenada por uma Mesa Eleitoral composta por representantes das chapas inscritas, paritariamente, além dos fiscais.
Candidato: requisitos
O candidato deve ter, no mínimo, 18 anos de idade, mais de 12 meses de sindicalização, em dia com as contribuições e, no mínimo, 1 ano de vínculo empregatício na categoria profissional, na base territorial do Sindicato. Já o aposentado não pode exercer atividade econômica nem manter vínculo empregatício fora da categoria bancária.
Composição de chapa
Serão eleitos 23 integrantes da Diretoria Geral, três integrantes do Conselho Fiscal e dois Representantes junto à Federação dos Bancários de São Paulo e Mato Grosso do Sul. Para cada candidato efetivo é necessário a indicação de suplente. Uma chapa completa totaliza, assim, 56 integrantes.
Mas é possível inscrever chapas com menos sindicalizados. Neste caso é preciso preencher todos os cargos efetivos, 28 candidatos ; e, no mínimo, metade (1/2) de suplentes.
Horário de atendimento
Durante o prazo para registro e impugnações de candidaturas, a Comissão estará à disposição no período das 9h às 17h, na sede, com pessoa habilitada para o atendimento e protocolo, exceto no dia 6 de março, que o atendimento será no período das 12h às 18h.
Quem vota
Para os bancários da ativa o direito de voto é assegurado para todos aqueles que se sindicalizaram até o dia 26 de setembro de 2018 – seis meses de sindicalização é o prazo mínimo exigido pelo estatuto. A segunda exigência é estar em dia com as contribuições ao Sindicato. Já para o sindicalizado aposentado não existe nenhuma exigência; o direito de voto está assegurado.
Foto: Júlio César Costa
25/02/2019
Eleição da nova diretoria será nos dias 26 e 27 de março
Sindicato