Retorno presencial: A CEE criticou a decisão da Caixa anunciada em uma live com os empregados na véspera da reunião (quinta-feira, 21 de outubro). O retorno dos empregados em home office às agências, não foi debatido com os sindicatos. Para a Comissão, o retorno e o novo protocolo contra a Covid-19 deveriam ser negociados em mesa, como foi a adoção do sistema home office, no início da pandemia. Sem falar que o retorno deveria ser feito quando 70% da população estivesse completado o ciclo vacinal.
Questionado pela CEE, a Caixa garantiu que os não vacinados não retornarão neste momento.Os casos serão estudados e divulgados. O banco informou que o gestor deve acionar o Grupo de Trabalho de Prevenção, coordenado pela área de Pessoas, nos casos não previstos no protocolo anunciado.
Interaxa: A CEE destacou que os empregados têm relatado dificuldades no uso dessa ferramenta de interação com o cliente via WhatsApp, dado a necessidade de domínio em diferentes assuntos. Muitas vezes os empregados necessitam de suporte dos gerentes, que também estão em atendimento. E mais: tem ocorrido simultaneidade no atendimento pela ferramenta e presencial e prorrogação da jornada de trabalho.
A Caixa sugeriu algumas soluções; entre elas, o atendimento presencial intercalado com o Interaxa. A CEE criticou. Para o diretor do Sindicato e representante da Federação dos Bancários de SP e MS na CEE, “a raiz do problema é a falta de empregados nas agências. Sugestão: quem atende pela ferramenta deve ficar em local separado do atendimento presencial”. O banco irá avaliar a proposta.
Equipamentos: A CEE cobrou a substituição de computadores, mouses, teclados e outros equipamentos periféricos danificados ou com péssimas condições de uso. Segundo o banco, haverá o acionamento das equipes regionais para a troca dos dispositivos.
Certificado digital: Empregados admitidos recentemente reclamaram da dificuldade em cumprir determinadas rotinas por não conseguirem obter o certificado digital. A Caixa avisou que o problema foi resolvido no dia 20 deste mês de outubro.
Equipes de apoio: A CEE solicitou a continuidade dos serviços de vigilantes e recepcionistas (“posso ajudar?), contratados em função do pagamento do auxílio emergencial. A Caixa informou que realiza ajustes e que o pessoal foi contratado temporariamente. A CEE reivindicou revisão nos ajustes.
Registro de ponto: Quanto ao início da jornada e volta do intervalo, a Caixa admitiu falhas e informou que um projeto piloto irá testar uma aplicação simplificada, visando facilitar o acesso aos sistemas de RH. O teste deve começar em novembro próximo.
Retorno ao horário normal bancário: A Caixa informou que o retorno será no dia 23 de novembro.
Acesso ao Rede Caixa nas estações financeiras: A Caixa informou que vai atualizar a versão do sistema para regularizar o acesso. A CEE sugeriu que nestas estações também seja possível acessar os manuais normativos.
Transferência de gerentes PJ: A CEE questionou a movimentação dos gerentes de conta PJ e a Caixa disse que responderá isso na próxima reunião.
CA: A CEE cobrou uma posição sobre a eleição no Conselho de Administração (CA). Até o momento não foi divulgada a comissão eleitoral, bem como o calendário. O pleito deve ocorrer em até 150 dias do encerramento do atual mandato.
Pendências: Vários temas não foram debatidos em função do tempo; entre eles Gestão de Desempenho de Pessoas (GDP), Programa de Qualidade de Vendas (PQV), PLR, Promoção por Mérito, Cross-Selling e assédio. A CEE solicitou nova rodada de negociação.
Fonte: Contraf-CUT