A exemplo da primeira versão da campanha, o banco espanhol sequer convidou os sindicatos para discutir o tema; tão somente comunicou os funcionários e ponto final. “A ampliação do horário de atendimento e a prorrogação da jornada de trabalho estão previstas nas normas do Banco Central e na legislação trabalhista. Porém, retomar uma campanha sem discutir com os sindicatos não é nada inovador; pelo contrário. Adotar a política do ‘fato consumado’ é puro retrocesso, é falta de transparência. Na verdade, deixa claro que o número de funcionários é insuficiente. Se tivesse um quadro de pessoas em conformidade à demanda dos clientes, não era necessário lançar campanha como a Desendivida”, avalia a diretora do Sindicato, Patrícia Bassanin.
Hora-Extra: Toda campanha resulta em prorrogação da jornada além do período contratado. Diante desse quadro, o Sindicato exige o pagamento de horas-extras. O funcionário que trabalhar além do permitido e for prejudicado, deve procurar o Sindicato.