A sessão foi presidida pela vereadora Paolla Miguel (PT) e contou com a presença dos também vereadores de Campinas, Guida Calixto e Cecílio Santos (do PT), além de representantes da CUT Estadual e Nacional e integrantes do movimento sindical de Campinas.
“São 40 anos de resistência e luta em defesa da classe trabalhadora. Uma trajetória de lutas e conquistas históricas que mudaram o País e ajudaram a restabelecer e fortalecer a democracia e a soberania”, avalia Elisa Ferreira, diretora de nosso Sindicato.
Ela foi convidada para ser uma das mestres de cerimônia da solenidade. “Os representantes da CUT lembraram fatos marcantes da histórica política do Brasil associados ao papel do sindicalismo.”
“A CUT, desde sua formação, é extremamente importante para os trabalhadores brasileiros, sempre atenta aos desafios do mundo do trabalho e atuando para assegurar direitos. O Sindicato esteve neste evento com grande satisfação, lembrando que participamos da construção da Central“, diz Lourival Rodrigues, presidente do Sindicato.
Mundo do Trabalho
O secretário de Mobilização da CUT-SP, Osvaldo Bezerra, conhecido como Pipoka, falou durante a sessão sobre os desafios atuais no mundo do trabalho e sobre a importância de se pensar em estratégias de luta em prol dos trabalhadores.
Pela direção da CUT Brasil, Marcelo Fiorio dialogou sobre o papel do movimento sindical na sociedade brasileira e na formulação de políticas que promovam a justiça social, a equidade e o bem-estar do povo.
Também presente no evento, a dirigente da CUT-SP, Rosana Gazzola Favaro, destacou a importância de inserir a pauta das mulheres na agenda da classe trabalhadora, enfatizando a sinergia entre os sindicatos e a inclusão de questões de gênero e raça nos acordos coletivos.
A CUT é a maior central sindical do Brasil e da América Latina, reunindo 3.960 entidades filiadas e quase 8 milhões de trabalhadores.