15 49.0138 8.38624 arrow 0 arrow 0 4000 1 0 horizontal https://www.sindicatocp.org.br 100 0 1

A
luta contra o novo plano HolandaPrevi, implantado unilateralmente pelo Santander Real no último dia 1º de junho, já resultou em vitória na Justiça. Até o momento, três decisões favoráveis aos participantes foram proferidas pela Justiça do Trabalho do Paraná, mais especificamente Campo Mourão no dia 21, Arapongas (beneficiando os bancários de Apucarana) no dia 24, e Cascavel no último dia 29. Em todas as sentenças, os juízes mantêm as regras anteriores do plano. Em Campinas, a ação coletiva ingressada pelo nosso sindicato na 1ª Vara Cível, aguarda pronunciamento da Justiça. Sob o número 114.01.2009.0445198-5, a ação aprovada em assembleia realizada no último dia 14 pleiteia pedido de tutela antecipada, visando garantir a manutenção dos direitos previstos no Regulamento do HolandaPrevi antes das alterações impostas Santander Real; ou seja, as regras vigentes até 31 de maio de 2009.
Mesmo com os ventos soprando favoravelmente aos participantes do fundo de pensão HolandaPrevi, na semana passada, em jornal específico, o sindicato orientou os participantes a assinarem o termo de adesão. Essa medida, aparentemente contraditória, teve como objetivo apenas garantir que o banco continue fazendo seu aporte ao plano. As novas regras, claro, impõem enormes perdas. Porém, não aderir ao novo plano resultaria em perdas ainda maiores. Caso a Justiça torne nulas as novas regras, os valores pagos pela patrocinadora e pelos participantes voltam aos parâmetros anteriores.

Foto:Júlio César Costa

Santander