A reunião contou com participação do diretor de imprensa do Sindicato, Cristiano Meibach, representando também a Federação dos Empregados em Estabelecimentos Bancários dos Estados de São Paulo e Mato Grosso do Sul (Feeb-SP/MS)
“É importante que o Santander esclareça como funciona seus programas de remunerações e que cumpra o que é acordado, até como uma forma de garantia aos trabalhadores de que serão justamente avaliados. Além disso, a transparência faz parte da confiança no programa”, avalia o diretor.
O banco se comprometeu a continuar o debate na segunda quinzena de janeiro de 2024.
Cláusula 87
A cláusula 87 prevê o debate sobre as formas de acompanhamento das metas estipuladas para cada trabalhador e suas cobranças. Na primeira reunião, realizada em novembro, os representantes dos trabalhadores cobraram mais transparência em relação ao processo.
Por isso, o banco apresentou as métricas dos programas para os funcionários da rede de agências e para os trabalhadores dos departamentos. Em ambos os casos as metas são estabelecidas semestralmente.
A avaliação é dividida 50% pelo resultado, com entrega das metas; 40% por competência comportamental estabelecida por cada área ou rede de agências; e 10% relacionada ao risco de cada hora.
No encontro, o banco se comprometeu a melhorar a comunicação, o treinamento e a divulgação das regras aos funcionários.
Mais Certo
A reunião abordou também o programa Mais Certo, por meio do qual o banco estabelece as metas semestrais para cada segmento de especialistas.
A COE também destacou a importância de um canal de contestação disponível a todos especialistas da rede de agências visando a correção ou esclarecimento das vendas realizadas no programa Mais Certo.
O banco se comprometeu ainda a trazer um novo formato de canal de contestação aos gerentes, para reduzir o número de reclamações. (Com informações e foto Contraf-CUT)