Frente parlamentar
A luta em defesa dos bancos públicos ganhou um importante aliado no último dia 13 de junho, quando foi lançada a Frente Parlamentar Mista em Defesa dos Bancos Públicos, no Senado Federal. A Frente é formada por deputados federais, senadores, representantes dos movimentos sindical, social e associativo; tem como papel principal ampliar o debate sobre a importância dos bancos públicos. E no dia 7 deste mês de novembro, durante audiência em defesa dos bancos públicos na Assembleia Legislativa de São Paulo, o movimento sindical bancário entregou documento ao deputado estadual Marcos Martins (PT) onde solicita a criação de uma Frente Parlamentar em defesa das instituições financeiras públicas.
Entre os organismos que propuseram a criação da Frente no Senado, está o Comitê Nacional em Defesa das Empresas Públicas. Criado em 2015, no calor da luta contra o Projeto de Lei do Senado 555, que viria a se tornar a lei de Responsabilidade das Empresas Estatais (nº 13.303, de 30 de junho de 2016) o Comitê lançou a campanha “se é público, é para todos” na sede do Sindicato, no dia 27 de outubro do ano passado.
12/11/2017
Câmara de Jaguariúna realiza audiência em defesa dos bancos públicos
Mobilização
A Câmara de Vereadores de Jaguariúna realizou nesta sexta-feira (10) audiência em defesa dos bancos públicos. Proposta pelo vereador, vice-presidente da Câmara e diretor do Sindicato, Afonso Lopes da Silva (PPS), a audiência integra a Campanha Nacional em Defesa das Empresas Públicas, intitulada “se é público, é para todos”.
Ao abrir a audiência, o vereador Afonso Lopes da Silva destacou o papel dos bancos públicos no desenvolvimento do país, como agentes de fomento ao crédito e às políticas sociais. Já o diretor regional, responsável pela subsede do Sindicato em Amparo, Divino Afonso Luz, disse que os bancos públicos contribuem para alavancar o crescimento da região, conhecida como “Circuito das Águas” e convocou os bancários e a população a abraçar a luta em defesa das empresas públicas.
A presidente do Sindicato, Stela, ressaltou que, neste momento, as empresas públicas, inclusive os bancos, estão sob duro ataque do governo federal, que apresenta propostas visando atender ao capital privado; incluindo “medidas que podem inviabilizar as instituições financeiras públicas”.
Bancária conclama participação da categoria
Convidada a se manifestar, a bancária Maria Antonia Ramos Figueira, que trabalhou no Banespa e atualmente é empregada da Caixa Federal de Jaguariúna, após resgatar o histórico de luta contra a privatização do Banco do Estado de São Paulo, que teve início a partir da intervenção em dezembro de 1994 até a venda em 2000 para o Santander, indagou: “onde estão os nossos colegas?”. Antonia disse que os bancários do Banco do Brasil e da Caixa Federal tem papel decisivo na mobilização em defesa das empresas públicas.
Contra a privatização
A mobilização nacional em defesa das empresas públicas é para denunciar e combater a política de privatização do governo federal. Recentemente o presidente da República, Michel Temer, anunciou um pacote que atende tão somente os interesses do capital privado; visa cobrir o rombo anual da União, cumprir a meta de deficit. O governo federal pretende vender empresas do Grupo Eletrobras, Casa da Moeda e fatia da Infraero (Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária). O que requer mobilização de toda a sociedade.
Quatro audiências
A primeira audiência em defesa dos bancos públicos, na base do Sindicato, aconteceu no dia 21 de setembro, na Câmara Municipal de Campinas. Audiência proposta pelo vereador Paulo Haddad (PPS). A segunda foi realizada na Câmara Municipal de Americana no dia 20 de outubro, proposta pelo vice-presidente da Câmara, Odir Dermarchi (PR); a terceira aconteceu na Câmara de Paulínia no dia 23 de outubro, proposta pelo vereador Danilo Barros (PR); a quarta, em Mogi Guaçu, no dia 31 de outubro, proposta pelo vereador Luíz Zanco Neto (PTC), presidente da Câmara. As audiências foram solicitadas pelo Sindicato.
TV do Sindicato em Jaguariúna
Vídeos: assista
Afonso Lopes da Silva
Vereador, vice-presidente da Câmara e diretor do Sindicato
https://youtu.be/8raFkNgn3FI
Ana Stela Alves de Lima
Presidente do Sindicato
https://youtu.be/S2InbyDZBiI
Divino Afonso Luz
Diretor da subsede do Sindicato em Amparo
https://youtu.be/hwLNWkzjLOU
Fotos: Júlio César Costa