sindicato comemorou o Dia Internacional da Mulher (8 de março) com palestras sobre a discriminação e maternidade proferidas no último dia 18, no Centro de Convivência da sede. Mais de 100 pessoas, entre sindicalizados, diretores e convidados, participaram do evento.
Após discurso de abertura do presidente Afonso Lopes da Silva e apresentação de uma homenagem às diretoras do sindicato na luta da categoria, a diretora Elaine Balbino abordou o tema de sua dissertação de mestrado, defendida na Faculdade de Educação da Unicamp, em 2007: “A trabalhadora bancária: Uma reconfiguração da discriminação”. Durante 40 minutos, e sempre interagindo com o público, Elaine demostrou que nos bancos a mulher ainda não é valorizada. A íntegra da tese.

Apresentação da cantora Mila Curti durante homenagem às bancárias

Centro de Convivência da sede do sindicato

Encontro Legal

Após a apresentação da diretora Elaine e da homenagem prestada às bancárias pelo vereador de Campinas,  Petterson Prado,  e pelo deputado estadual David Zaia, ambos do PPS, o sindicato inaugurou um novo espaço de debate, denominado de “Encontro Legal”, que estará aberto sempre na segunda terça-feira de cada mês; o tema será abordado pelos advogados do sindicato. Também em homenagem à mulher, a advogada Ana Rita dos Santos ministrou palestra sobre “Licença-Maternidade”. O próximo Encontro será no dia 8 de abril, na sede. Tema em discussão: “Sou consumidor, como fazer valer meus direitos?”, com o advogado Antonio Carlos Bratifixie.

Palestra da advogada Ana Rita dos Santos
Fotos: Rodolfo Zambardi