Campanha Salarial 2008

sindicato coordenou na manhã de hoje (dia 19/9) manifestação em duas agências e departamentos da Caixa Econômica Federal em Campinas: Centro, Amoreiras (GIFUG, RERETS e GISIS) e Barão de Itapura (GIPRO, GITER, GIPIS. REREV e RESEG). As manifestações fazem parte do calendário de luta definido pelo Comando Nacional dos Bancários. “As manifestações de hoje são para aquecer os empregados e avisar a Caixa que não aceitaremos enrolação”, destaca o presidente do nosso sindicato, Afonso Lopes da Silva. Hoje, às 14h, ocorre a terceira rodada de negociação com a Caixa; a quarta será no próximo dia 26.

Presidente e diretoras do sindicato no início da manifestação

Diretores do sindicato durante manifestação no GIFUG, RERETS e GISIS

Caixa intransigente
N

a segunda rodada de negociação com a Comissão Executiva dos Empregados, ocorrida no último dia 12, a Caixa Econômica Federal disse que não aceitar discutir pendências do PCS, como o fim da restrição, tanto na carreira administrativa como na profissional, aos não saldados do Reg/Replan. Quanto ao prazo até 30 de junho de 2009 para elaboração de um novo PCC, proposto pela CEE, a Caixa sinalizou que está aberta ao debate, porém considerou o prazo insuficiente.

Outro tema debatido foi o MN RH 060. No que se refere às atribuições dos avaliadores de penhor, a Caixa afirmou que o normativo já prevê o atendimento exclusivo a clientes da área. Informou ainda que não pretende atender a reivindicação de promoção horizontal na Tabela Técnica (MN RH 161) para 2009. Quanto ao reenquadramento/equiparação/criação de cargos, a Caixa manifestou intenção em analisar os itens propostos, mas somente na reestruturação do PCC. A Comissão considerou que, embora a prioridade deva ser a reestruturação geral do PCC, os casos apresentados devem ser contemplados antes dessa reformulação por se tratar de demandas antigas. A Caixa alega que existem dificuldades para atender às reivindicações de isonomia entre novos e antigos, como a extensão da licença-prêmio, ATS e normatização das Apip. Quanto à equiparação das condições dos TBs contratados em 2004 e os contratados em 2000, a Caixa não reconhece que ocorra diferença de tratamento, mas aceita analisar o problema.

Diretores na Agência Amoreiras

Os diretores do sindicato presentes na entrada dos departamentos da CEF
na Barão de Itapura (GIPRO, GITER, GIPIS. REREV e RESEG).

Fotos: Júlio Cesar Costa