Consciência Negra

O Dia da Consciência Negra, 20 de novembro, feriado em Campinas, será comemorado no Clube dos Bancários com música, feijoada e torneio esportivo. A partir das 12h, pagode com o grupo Sob Medida. Antes, às 9h, terá início os jogos de Futebol Soçaite, Futsal, Vôlei de Dupla, Futebol de Sabão (infanto-juvenil) e Truco. Cabe lembrar que a cumbuca de feijoada será vendida pela Lanchonete por R$ 12,00.

Grupo Sob Medida

Os bancários atletas devem se inscrever até o dia 17 via e-mail
esportes@sindicatocp.org.br ou no Atendimento da sede do sindicato, com exceção do torneio de truco. A inscrição para essa modalidade deve ser feita diretamente com os diretores Vander e Jacó (3731-2688).

Número de inscritos

Soçaite: 11 bancários sindicalizados e um convidado.
Vôlei: 2 bancários sindicalizados e 1 convidado.
Salão: 7 bancários sindicalizados e 1 convidado.
Truco: 1 bancário sindicalizado e 1 convidado.

Futebol de Sabão(fem./masc.). Cada time pode inscrever 3 atletas por grupo, incluindo um convidado.
Grupo A: 5 a 8 anos de idade
Grupo B: 9 a 11 anos de idade
Grupo C: 12 a 13 anos de idade

Dia da Consciência Negra
E

m Campinas o Dia Nacional da Consciência Negra, 20 de novembro, é feriado desde 2002 (lei 11.128, de 14 de janeiro daquele ano). Nesta data, em 1695, foi assassinado Zumbi, um dos últimos líderes do Quilombo dos Palmares, que se transformou num símbolo da resistência negra ao escravismo e da luta pela liberdade. A escolha do dia 20 de novembro, segundo o historiador Flávio Gomes, do Departamento de História da Universidade Federal do Rio de Janeiro, não é uma simples oposição ao dia 13 de maio. “Os movimentos sociais escolheram essa data para mostrar o quanto o país está marcado por diferenças e discriminações raciais. Foi também uma luta pela visibilidade do problema. Isso não é pouca coisa, pois o tema do racismo sempre foi negado, dentro e fora do Brasil. Como se não existisse”, destaca o historiador.
Zumbi – Estudos indicam que nasceu em 1655 no quilombo, sendo descendente de guerreiros angolanos. Com poucos dias de vida, foi aprisionado pela expedição de Brás da Rocha Cardoso, sendo entregue depois a um padre, que o batizou com o nome de Francisco. Aos 15 anos, ele foge da casa do padre e retorna a Palmares, onde muda o nome para Zumbi. Ficaria conhecido em 1673, quando a expedição de Jácome Bezerra foi desbaratada. Um ano antes de sua morte, caiu em um desfiladeiro após ser baleado num combate contra as tropas de Domingo Jorge Velho, que seria mais tarde acusado de matá-lo. Dado como morto, Zumbi reaparece em 1695, ano oficial de sua morte. Fonte (sites: comciencia.br; mundonegro.com.br)