VERENA FORNETTI
COLABORAÇÃO PARA A FOLHA
Depois de um ano da resolução do Banco Central que obriga as instituições financeiras a informarem aos clientes o custo total dos empréstimos, apenas um dos dez maiores bancos do país cumpre a exigência espontaneamente, de acordo com o Idec (Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor).
O CET (Custo Efetivo Total) abrange taxas como juros, tarifas e encargos. Para pesquisar o cumprimento da norma, o Idec contratou empréstimos pessoais de R$ 300 na Caixa Econômica Federal, Banco do Brasil, Bradesco, Banrisul, Itaú, Unibanco, Real, Nossa Caixa e Santander. O instituto tentou emprestar do HSBC, mas o banco negou o empréstimo solicitado em razão das características do cliente e outras linhas foram oferecidas. O Idec recusou as opções sugeridas.
Só o Itaú informou o custo total do crédito espontaneamente. No Bradesco, Banco do Brasil, Santander, Unibanco e Nossa Caixa, a informação foi fornecida após questionamento do cliente. CEF, Banrisul e Real, segundo o Idec, disseram aos correntistas que o custo total seria informado no contrato. O Idec julga o procedimento inadequado, pois, nesta fase, o cliente já optou pelo banco e não consegue mais compará-lo com o serviço oferecido por outras instituições bancárias.
A economista Ione Amorim, coordenadora da pesquisa do Idec, afirma que não há transparência na contratação dos empréstimos. Ela diz que os bancos enfatizam o valor das parcelas do crédito, mas não as taxas e os encargos. O Idec destaca que há resistência em oferecer linhas com taxas de juros menores. No teste, alguns sugeriram alternativas com taxas de juros superiores, como cheque especial e cartão de crédito.
Amorim cita outros problemas, como venda casada (oferecer um produto e obrigar a contratar outro), prática proibida no país, e autorização para alteração unilateral do contrato firmado com o cliente.
Instituições dizem seguir norma do BC
O Banrisul afirmou que, antes de ser encaminhado ao autoatendimento, o cliente recebe orientações sobre prazos e taxas.
O banco Real diz que demonstra de maneira clara e transparente todas as informações sobre produtos e serviços durante atendimento na agência ou por meio dos canais alternativos. A instituição afirma que, nas telas do terminal de autoatendimento, são apresentadas todas as informações antes da confirmação feita pelo cliente.
A Caixa Econômica Federal não atendeu à solicitação de entrevista ontem. No site da instituição, ao clicar na opção linhas de crédito/crédito pessoal, o cliente pode ver a equação em que o cálculo do custo total está baseado, mas a conta não é feita automaticamente nessa tela.