Banco do Brasil negou suspender a ‘trava’ para remoções e concorrências, que mantém congelado por dois anos a participação do funcionário nesse processo, durante a rodada de negociação no último dia 24. Segundo a diretora do sindicato, Elisa Ferreira, que participou da reunião realizada no Rio de Janeiro como representante da Federação dos Bancários de SP e MS, a Comissão reivindica a criação de um modelo de transição para o novo prazo. “Trata-se de um tremendo desrespeito. O banco adota uma postura de impor suas medidas de cima para baixo, sem discussão alguma”. Ainda no que se refere às pendências da mesa permanente de negociação, a Comissão e o BB concordaram que as questões relativas às Comissões de Conciliação Prévia (CCP) e as tratadas na mesa temática de Saúde serão retomadas após o término da campanha salarial. E mais: o Aditivo 2008, válido até o 31 deste mês, será prorrogado até 30 de setembro. Como divulgamos na edição anterior, nessa mesma reunião o BB concordou em reimplantar os salários dos gerentes de módulo Avançado que passaram para Básico por falta de certificações e, consequentemente, sofreram redução nos vencimentos.
Gepes – No mesmo dia 24 ocorreu no local da negociação uma reunião da Rede Gepes (Gerências de Pessoas). A pedido do banco, os gerentes participaram da rodada como observadores. A Comissão, aproveitando o encontro, destacou que as gerências necessitam de maior poder para soluções dos problemas apontados pelos sindicatos.
Campanha Salarial
A pauta específica da Campanha Salarial será negociada em três blocos: Saúde e Condições de Trabalho, Cláusulas Sindicais e Cláusulas Sociais. A próxima rodada será nesta terça-feira, dia 1º, em Brasília.

Foto: Augusto Coelho

BB