Caixa Federal

D

ireitos iguais, isonomia em 2010. Essa bandeira marcou o Dia Nacional de Luta na Caixa Econômica Federal em Campinas, realizado ontem (27). Segunda etapa da mobilização definida em Encontro Nacional realizado no dia 18 dezembro último, o Dia foi de reuniões e discussões em 10 locais de trabalho, no período das 10 às 18h, envolvendo mais de 500 empregados. A abertura dessa mobilização nacional aconteceu no último dia 12, quando a Caixa completou 149 anos. Na ocasião, a bandeira desfraldada foi “PCC Digno”.

Durante as reuniões os diretores Silvio, Gabriel e Angela distribuíram o jornal “Nossa Luta”, edição nº 14, especial sobre o tema isonomia, cujo processo deve ser concluído pela direção da Caixa Federal. Basicamente a mobilização nacional é para exigir igualdade de direitos e benefícios aos empregados contratados a partir de 1998; entre eles, licença-prêmio, Adicional por Tempo de Serviço (ATS/anuênio) e tíquete-alimentação para os aposentados.

Jornada e PAA
– Além de esclarecer e debater questões relacionadas à isonomia, a diretora Angela relatou o que foi negociado na última rodada de negociação, realizada no dia 22 em Brasília. Angela, que participou da rodada, analisou a proposta “esdrúxula” sobre a redução da jornada de oito para seis horas para os empregados que ocupam cargos técnicos e de assessoramento vinculados ao PCC de 1998, com a conseqüente redução dos salários. Em linhas gerais, a proposta prevê uma indenização de 40% em média para os empregados com ou sem ação judicial, que nos últimos cinco anos exerceram jornada de oito horas diários, independente de hoje exercerem a citada jornada.

Outro tema debatido foi o Programa de Apoio a Aposentadoria (PAA). Na rodada do último dia 22 a Caixa Federal informou que o PAA foi aprovado pelo Conselho de Administração e Conselho Diretor da empresa. O primeiro PAA ocorreu no fim de 2007 e registrou um índice de 30% de adesões. Essa, aliás, é a expectativa da empresa para o patamar de adesões ao plano que pretende levar adiante neste ano.  A proposta do novo PAA está voltada basicamente para dois grupos: o dos 4.396 empregados que já estão aposentados pelo INSS e continuam trabalhando e o daqueles aptos a se aposentarem até a data de 28 de fevereiro de 2011, em torno de cinco mil bancários. O prazo para adesões vai de 1º de fevereiro a 1º de março deste ano. Foi estabelecido um período para o desligamento da empresa: de 2 de março a 30 de abril.

Fotos: Júlio César Costa
CEF