processo de negociação da Campanha dos Bancários 2010 será aberto neste dia 24. A data desta primeira rodada foi definida pelo Comando e Fenaban um dia depois da entrega da pauta de reivindicações, que ocorreu no último dia 11. Na primeira rodada serão negociadas as reivindicações sobre saúde e condições de trabalho – entre outros pontos, fim das metas abusivas e combate ao assédio moral -, e definido o calendário das próximas negociações.
Para o presidente do sindicato, Jeferson Boava, que participou da entrega da pauta no dia 11 como integrante do Comando Nacional, a Campanha 2010 está centrada em várias questões, não apenas na salarial. “Queremos negociar remuneração (entre outros pontos, PLR de três salários mais R$ 4 mil e piso igual ao salário mínimo do Diesse, de R$ 2.157,88), previdência complementar, condições de trabalho e abrir a discussão sobre a construção de um novo sistema financeiro nacional”. Inclusive, observa o presidente do sindicato, o Comando cobrou da Fenaban o início desse debate, anunciado no ano passado, mas que até agora não passa de um compromisso. “Queremos discutir a regulamentação do artigo 192 da Constituição, que trata do sistema financeiro nacional, com toda a sociedade; a começar com os próprios bancos. É claro que o tema não se esgota numa mesa de negociação, muito menos em seminários. Porém, é preciso dar o primeiro passo. Aliás, cabe destacar, o slogan da Campanha deste ano – “Outro Banco É Preciso: As Pessoas em 1º Lugar” – dá dimensão do que pretende a categoria bancária”.
Após a entrega da pauta, que foi aprovada pela 12ª Conferência Nacional  realizada entre os dias 23 e 25 de julho no Rio de Janeiro e referendada pelos bancários de Campinas e Região, em assembleia no último dia 4, o Comando solicitou a prorrogação do atual acordo coletivo até o fechamento da Campanha. “É fundamental que, enquanto não se encerrar o processo de negociação, o acordo 2009 esteja em vigor para garantir os direitos da categoria”, frisou o presidente do sindicato. Jeferson lembra ainda que, além de referendar a pauta, a asembleia do último dia 4 autorizou o sindicato a negociar com os bancos. “A partir de agora, com total respaldo dos bancários, o sindicato irá para mesa de negociação, como parte do Comando Nacional, defender uma pauta construída depois de amplo processo de consulta e organização”.
A Campanha 2010 começou com os congressos nacionais do Banco do Brasil e Caixa Federal, realizados no final de maio último, passando pelo Encontro Regional no dia 8 de junho em São José dos Campos, e pela Conferência Interestadual em Itanhaém nos dias 12 e 13 de julho, e culminou com a 12ª Conferência.

Em reunião do Comando dos Bancários, Jeferson defende Campanha nos moldes

do ano passado

Pauta da primeira rodada, dia 24
#Fim das metas abusivas