Os sindicatos entregaram ao Itaú, no último dia 15, a pauta de reivindicações específicas, composta por seis pontos: emprego, remuneração, saúde e condições de trabalho, previdência complementar, plano de saúde e relação com o movimento sindical; definidos no Encontro Nacional dos Funcionários do Itaú, realizado nos dias 2, 3 e 4 de abril deste ano.
Os dirigentes sindicais também cobraram dos representantes do Itaú a indicação de data para a realização de uma negociação internacional, envolvendo os sindicatos dos países onde o Itaú atua. O Banco assumiu compromisso em encaminhar sugestões de datas.
Durante a reunião os representantes dos sindicatos detalharam a pauta de reivindicações, dando ênfase à defesa do emprego. Cobraram o fim da eliminação de postos de trabalho, da rotatividade, dos processos de terceirização e do horário estendido nas agências, dentre outros pontos. Quanto ao ponto “remuneração”, destacou-se a necessidade de ampliar e redimensionar as bolsas de auxílio-educação, bem como estender esse auxílio para a pós-graduação. Os sindicatos cobraram também o parcelamento do adiantamento de férias e negociação imediata sobre a PCR (Participação Complementar nos Resultados) e remuneração variável, praticada via programa Agir.
A cobrança abusiva de metas retornou ao debate no ponto “saúde e condições de trabalho”, dado o alto grau de adoecimento, físico e mental, que tem acometido os bancários do Itaú. Assim como a necessidade de negociar o processo de reabilitação profissional, o PCMSO (Programa de Controle Médico e Saúde Ocupacional), as questões que envolvem as pessoas com deficiência (PCDs), bem como segurança bancária.
A previdência complementar para todos foi enfaticamente defendida pelos sindicatos. No que diz respeito ao plano de saúde, o Comitê de Acompanhamento do Plano de Saúde (Caps) tem realizado reuniões, com o objetivo de melhorar a assistência médica e odontológica oferecida pelo Banco. As reuniões sobre esse tema deverão ser retomadas assim que o Itaú fornecer as informações solicitadas pelos sindicatos.
As rodadas de negociação da pauta específica serão definidas entre o Itaú e os sindicatos nos próximos dias.
Fonte: Contraf-CUT
21/05/2013
Itaú: Sindicatos entregam pauta específica
Itaú