O 31º Conecef, realizado entre os dias 12 e 14 de junho em São Paulo, definiu Contratação como bandeira prioritária da Campanha deste ano. A reivindicação visa atingir um quadro com 130 mil empregados; hoje, é de 97.975, conforme informação publicada no Diário Oficial da União (DOU) de 30 de junho último. Inclusive os sindicatos realizam Dia Nacional de Luta por Contratação Urgente no próximo 6 de agosto.
No Aditivo à Convenção Coletiva de Trabalho, em vigor, a Caixa Federal assume compromisso em contratar dois mil novos empregados. Porém, até o presente momento contratou 465 novos empregados, segundo informação repassada aos sindicatos em reuniões ou na mesa de negociação permanente. Já para os concursados, prontos para contratação, a Caixa Federal informa que das duas mil novas contratações, faltam apenas 32. Qual a informação correta, verdadeira?
Concretamente, a Caixa Federal possui um banco de dados de concursados prontos para assumirem suas funções. Aliás, os concursados se sentem desrespeitados quando questionam sobre a contratação. Não é para menos. Afinal, a Caixa Federal tem apresentado números diferentes. Depende apenas de quem indaga. Em resumo, duplo desrespeito.
Como explica o diretor do Sindicato, Carlos Augusto (Pipoca), a falta de empregados está na origem de muitos problemas; entre eles, sobrecarga de trabalho, fraudes no registro da jornada e desvio de função entre terceirizados. “A carência de empregados tornou-se crônica e assumiu uma proporção insuportável após o último PAA (Plano de Apoio à Aposentadoria). E mais: a situação se agrava porque a alta direção do Banco público ainda não elaborou uma estratégia de reposição dos desligados pelo programa”. O diretor Carlos Augusto destaca ainda que “hoje, cidadãos e clientes, têm que conviver com as agências sempre lotadas. Os empregados sequer podem ficar doentes, pois resultaria em mais em sobrecarga de trabalho aos colegas. É fundamental que os empregados, junto com os sindicatos, transformem o dia 6 de agosto num marco de luta pelas contratações”.
Foto: Júlio César Costa
22/07/2015
Caixa Federal: Contratação é uma das prioridades da Campanha
31º Conecef