O Sindicato assinou hoje (13) a Convenção Coletiva de Trabalho (CCT) com a Fenaban e os Aditivos à CCT com o Banco do Brasil e a Caixa Federal. A partir desta quinta-feira começa a contar o prazo de 10 dias para pagamento da primeira parcela da PLR e abono de R$ 3.500,00. A Caixa Federal paga PLR, abono e diferenças salariais no próximo dia 20; diferenças de tíquetes em novembro. O Itaú paga PLR, abono e PCR no próximo dia 21; as diferenças de salários e de tíquetes e a 13ª cesta alimentação serão pagas na semana seguinte, no dia 27.
A nova CCT assegura, neste ano, reajustes de 8% sobre os salários e PLR, 15% sobre o vale alimentação e 10% sobre o vale refeição e auxílio creche/babá; abono de R$ 3.500,00; criação do Centro de Realocação e Requalificação; licença paternidade de 20 dias; reposição da inflação e mais 1% de aumento real em 2017; e anistia dos dias parados. A nova CCT tem validade de dois anos (2016-2018).
Dias parados: anistiados. Não serão descontados e nem compensados.
BB e Caixa Federal
No aditivo assinado com o Banco do Brasil, destacam-se a proteção dos funcionários no caso de reestruturação, ampliação de ausências legais e o compromisso de ampliação da inclusão das mulheres nas funções gerenciais.
Já o aditivo com a Caixa Federal assegura a criação de uma Comissão Paritária para discutir do aprimoramento do RH 184 no que se refere aos caixas. O RH 184 foi usado recentemente como instrumento de punição; entre outros retrocessos, extinção da Função Gratificada de Caixa e fim da incorporação do benefício ao salário após 10 anos de exercício.
Principais pontos:
CCT Fenaban
Aditivo Banco do Brasil
Aditivo Caixa Federal
Fotos: Júlio César Costa