Por determinação do Tribunal de Contas da União (TCU), o processo de licitação regional para fornecimento de tíquetes à Caixa Federal foi aberto no dia 11 de março do ano passado, no mesmo dia em que a Organização Mundial da Saúde (OMS) declarou a pandemia do novo coronavírus.
Naquele histórico momento, grandes empresas do setor observaram que a crise sanitária poderia dificultar a ampliação do número de credenciados, exigido pelo edital. Surpreendentemente, a Verocard, que fornece cartões VA e VR, alegou que não teria problemas em expandir a rede e venceu a licitação.
Sob o comando da Verocard, o que se viu foi a crescente insatisfação dos empregados com a troca de provedor de cartões. Em vários casos, não havia condição de utilizar os cartões nos estabelecimentos habituais e nem mesmo era viável a inclusão de novos pontos de atendimento, uma vez que os comerciantes reclamavam das taxas praticadas pela Verocard.
Avaliação
Chegou o momento de avaliar o serviço. Para o diretor do Sindicato e representante da Federação dos Bancários de SP e MS na Comissão Executiva dos Empregados da Caixa (CEE), Carlos Augusto Silva (Pipoca), “é hora de avaliarmos o desempenho da Verocard e contribuirmos para a construção de um edital realista e em conformidade às nossas necessidades. Em outras palavras, que possamos utilizar os tíquetes na rede de costume e até possibilitar compras on-line”.
A Federação dos Bancários de SP e MS e os sindicatos filiados, incluindo Campinas e Região, orientam os empregados a participar da pesquisa no hotsite (https://www.apcefsp.org.br/formulario-verocard). O contrato entre a Caixa Federal e a Verocard tem validade de um ano e pode ser renovado por até cinco anos.