A pauta da reunião foi a devolutiva do banco sobre as reclamações apontadas pelos sindicatos da base da Seeb-SP/MS a partir de problemas enfrentados pelos bancários na hora de utilizar os Planos de Saúde e Dental.
Falta de profissionais
A principal queixa dos sindicatos é a falta de médicos e de dentistas que atendem pelo plano nas cidades onde os bancários moram.
O presidente do Sindicato de Campinas, Lourival Rodrigues, que também é representante da federação na COE Bradesco, disse que em Campinas e região foram identificados muitos nomes no aplicativo do plano de saúde (onde consta a rede de profissionais credenciados) que não atendem mais.
“O Dental está com muitos descredenciamentos”, reforçou Lourival, que também questionou os valores de reembolso. “Sabemos que muitos bancários optam por pagar a consulta fora do convênio e depois o valor reembolsado pelo Bradesco Saúde é muito pequeno. Daí nosso questionamento”.
Reembolsos e valores
Em resposta, Luciana Ribeiro, superintendente de SP interior do Saúde Bradesco, disse que mesmo existindo prestadores na região onde moram, os bancários podem utilizar o reembolso.
Ela também explicou que o valor de reembolso depende do procedimento, mas que é possível simular no aplicativo do convênio qual será. Disse ainda que, no caso das consultas, o valor é de R$ 170 reais, mais co-participação de 30% do funcionário.
Já sobre os prestadores que estão na lista do APP, mas que não atendem mais, a superintendente justificou uma demora de até 60 dias no processo de retirada do prestador da lista de credenciados.
Descredenciamentos
Sobre a falta de dentistas o representante da Dental, André Camargo, culpou a Pandemia. Ele explicou que muitos consultórios foram fechados, assim como dentistas suspenderam atendimento, razão pela qual a Dental perdeu muitos credenciados.
O representante do Dental disse estar trabalhando para normalizar a situação.
No caso do Bradesco Saúde, o Banco argumentou que os valores pagos aos credenciados são os mesmos de mercado, porém reconheceu que são inferiores aos cobrados fora do plano, no particular.
Procedimentos fora do rol
Outro tema tratado refere-se aos procedimentos fora do rol de cobertura: clínicas oferecem procedimentos fora do rol de cobertura, mas cobram um procedimento coberto pelo rol. A superintendente alertou que os bancários não devem aceitar esse tipo de proposta dos prestadores.
Novos credenciamentos
Ainda na reunião, a representante do Saúde Bradesco apresentou a situação das negociações e contatos realizados pela Seguradora nas cidades da Região de Campinas encaminhadas pelo sindicato. Ela assegurou que o RH Banco trabalha para apresentar novos credenciados.
“Recomendamos aos bancários com dificuldade que continuem encaminhando sugestões de convênios e reclamações ao Sindicato”, diz Gustavo Frias, diretor de Saúde do Sindicato, que também participou da reunião. Ele destaca que a questão dos planos é um trabalho permanente dos Sindicatos e que os bancários podem ajudar compartilhando os problemas enfrentados.
O contato com o Sindicato pode ser feito por email (atendimento@bancarioscampinas.org.br) ou (19) 99666-0276 (whatsapp atendimento).