O alerta do Sindicato neste momento relaciona-se com a sobrecarga de trabalho dos bancários uma vez que, além do atendimento ao usuário do aplicativo, que enfrenta problemas em seu uso (entre eles, dificuldade para gerar código de autorização de saques), o processo demanda a digitalização dos documentos do cliente.
O Termo de Aceite de Responsabilidade, por sinal, é um documento que declara a realização da digitalização dos documentos de identificação e da assinatura do usuário.
Porém, em muitas agências o sistema de digitalização é lento o que resulta em erro no upload do documento, não finalizando o processo ou gerando várias tentativas até que se complete – demandando tempo.
Em outras agências, a equipe reduzida e mesmo a falta de aparelhos de scanners para digitalizar a documentação são situações que prejudicam o bancário no exercício da atividade e diante da obrigação imposta pela Caixa.
“Caso não haja condições de realizar o procedimento exigido pela Caixa, nossa orientação é não assinar o termo de aceite e informar o gestor da impossibilidade. Além disso, em qualquer situação de dúvida ou de medidas que coloquem em risco a segurança do empregado, o Sindicato deve ser procurado e comunicado”, orienta o diretor Gabriel Musso.