Bancários param por tempo indeterminado em todo o país

O Comando Nacional dos Bancários, reunido um dia após a greve de 24h, 1º de outubro, decidiu orientar a categoria a deflagrar greve por tempo indeterminado a partir do dia 8, quarta-feira. Na véspera, dia 7, o nosso sindicato realiza assembléia na sede para aprovar a greve; às 19 horas.
A greve por tempo indeterminado é para quebrar a intransigência dos banqueiros, que se calaram desde o último dia 24 quando propuseram reajuste de 7,5% (apenas 0,35% de aumento real) e PLR nos mesmos moldes de 2007. O que foi rejeitado pelo Comando e pela categoria durante assembléia no último dia 29 para deflagrar a greve de 24h no dia 30.
O alerta nacional, no entanto, não “sensibilizou” os banqueiros e nenhuma nova rodada foi marcada. “No dia 30, quando a categoria parou em 22 capitais e em 69 agências na região de Campinas, foi um aviso. Agora é greve até quebrar a resistência dos banqueiros”, destaca o presidente do nosso sindicato, Afonso Lopes da Silva.
Durante o processo de negociação o sindicato coordenou manifestações e reuniões nos dias 19 e 24, paralisações parciais nos dias 23 e 26 e greve de 24h no dia 30. Agora é hora dos bancários (públicos e privados) mostrarem todo seu poder de pressão.
Para que o movimento comece forte em nossa base é fundamental a participação da categoria na assembléia desta terça-feira, dia 7. “Vamos lotar o sindicato e, democraticamente, deflagrar a greve de forma unitária. A luz no final do túnel só irá surgir com muita mobilização dos bancários”, avalia o presidente do nosso sindicato, Afonso Lopes da Silva.

O que queremos
::Aumento real (a proposta da Fenaban é de apenas 0,35%)
::Valorização dos pisos salariais
::Aumento do valor e simplificação da distribuição da PLR (Participação nos Lucros e Resultados).
::Fim das metas abusivas e do assédio moral
::Mais segurança nas agências
::Mais contratações.

Assembléia dia 7,
terça-feira, às 19h na
sede do sindicato

Identificação – Para participar da assembléia o bancário deve apresentar identificação funcional ou sindical. Portanto, não se esqueça do seu crachá/carteirinha.
Preparação da greve

30 de setembro: greve 24h – A diretora Patrícia (centro) no Real

29 de setembro: Assembléia aprova greve de 24h.

Na mesa, David Zaia, Silva, Elisa, Angela e Mauri

26 de setembro: paralisação – O diretor Hamilton no Unibanco