Fusão com Real

Grupo Santander Brasil demitiu cerca de 400 bancários lotados nos centros administrativos de São Paulo, inclusive do Real, segundo o Sindicato dos Bancários da capital paulista. A medida mostra que o presidente mundial do grupo, Emílio Botin, mentiu quando anunciou à imprensa o seu plano estratégico para 2008-2010, em outubro do ano passado. Naquela ocasião, Botin afirmou que “a integração Santander-Real não é uma reestruturação; pelo contrário é um projeto de crescimento, de expansão”. O presidente do Santander Brasil, Fábio Barbosa, seguindo o seu mestre, também mentiu ao afirmar que “pretendemos superar a média do mercado em receita menos despesas e, ao mesmo tempo, aumentar a satisfação de nossos funcionários e clientes”.

Para a diretora do nosso sindicato e funcionária do Santander, Vera Moreira, a decisão do Santander é “irresponsabilidade pura. Estamos em pleno processo de negociação sobre a fusão com o Real, onde a garantia de emprego é o principal ponto da pauta. Com essas demissões o Santander apostou suas fichas no confronto”. Segunda a diretora Vera, o movimento sindical deve responder à altura da provocação. “Para quem está com os cofres cheios e só fala em ‘sinergias de integração’, o Santander agiu de má-fé. Vamos dar o troco”.