Santander/Real

Dia de Luta no Santander Brasil, quinta-feira, dia 4, foi marcado em Campinas com distribuição de 1.500 folhetos nas agências. O protesto, que atingiu todo o país, foi para pressionar o banco espanhol a pagar a parcela adicional da Participação nos Lucros e Resultados (PLR) de 2008. Nesta semana o sindicato distribui o folheto nas agências da região.
Desde o pagamento da PLR, os sindicatos bancários cobram do Santander o pagamento de parcela adicional para todos os funcionários do grupo. O banco, no entanto, só tem enrolado na mesa de negociação. Na verdade, desconversa quando indagado porque pagou PLR rebaixada (regra básica) para os bancários e generosa remuneração aos executivos e acionistas.
Os funcionários estão indignados. No dia 31 de outubro de 2008 o presidente mundial do banco, Emílio Botin, alardeou que o lucro no Brasil seria de R$ 4,8 bilhões. Dois meses depois, quando fechou o balanço, o resultado surpreendeu. O lucro oficial foi de R$ 2,759 bilhões. O que aconteceu? Como explicar essa brusca involução em torno de R$ 2 bilhões? Até agora essa confusão de dados serviu tão somente para pagar menos PLR aos trabalhadores.

Santander