s sindicatos propuseram à Fenaban, durante a segunda reunião da Comissão Paritária de Terceirização, realizada ontem (26), a revisão em todo o sistema financeiro hoje terceirizado. Inclusive os sindicatos apresentaram os principais serviços terceirizados pela maioria dos bancos, assim como uma série de processos negociados banco a banco que resultou na reversão dos serviços. Apesar da promessa feita na primeira reunião da Comissão, realizada no último dia 7, a Fenaban não apresentou suas informações sobre o processo de terceirização, como fizeram os sindicatos. Alegou dificuldades em sistematizar os dados.

Dentre as principais atividades terceirizadas, os sindicatos relacionaram: Back Office ou Retaguarda Bancária (movimentação das agências, malotes PJ, caixas eletrônicos, etc.); Atividades de Tesouraria; Compensação Bancária; Call Center (ativo e receptivo); Tecnologia de Informação; Abertura de Conta Corrente; Processamento de Conta Corrente; Gestão Eletrônica de Documentos; Processamento de Empréstimos: crédito/crédito imobiliário; e Promotores de Vendas.
Os sindicatos apresentaram ainda, segundo o presidente do sindicato, Jeferson Boava, representante da Federação dos Bancários de SP e MS na Comissão Paritária, uma série de serviços que eram terceirizados, porém foram revertidos em negociações banco a banco. Entre os serviços, Tele-Atendimento, Financiamento de Automóveis, Telefonia, Call Center (ativo e receptivo) e Cartão de Crédito. Os sindicatos destacaram ainda o Termo de Ajuste de Conduta (TAC) com a Caixa Federal, que acabou com a terceirização na Retaguarda, Digitação e Tecnologia.
Os primeiros passsos dessa histórica conquista no banco federal foram dados em Campinas. “A vitoriosa luta do sindicato teve início em 1995. No dia 22 de agosto de 2002, a Justiça deu prazo de 180 dias para a Caixa cumprir a sentença, que foi prorrogada por mais 60 dias. No dia 22 de abril de 2003, em audiência no Fórum Trabalhista de Campinas, a Caixa apresentou o cronograma de substituição dos terceirizados. A experiência de Campinas refletiu em todo o país”, lembra o presidente Jeferson.
Reunião – A Comissão Paritária de Terceirização volta a se reunir no dia 7 de junho. Na ocasião, a Fenaban dará sua resposta sobre o interesse dos bancos em discutir a possibilidade de reversão dos serviços terceirizados em determinadas áreas.

Foto: Renato Silva