H
oje, 28 de abril, é Dia Mundial em Memória das Vítimas de Acidentes de Trabalho. Na manhã desta quarta-feira os diretores do sindicato participaram de ato organizado pela subsede da CUT no centro de Campinas. Em Brasília, as centrais sindicais fazem ato no Plenário 2 da Câmara dos deputados, a partir das 17h, para a entrega de diversos projetos de lei ao presidente da casa, Michel Temer. Para o diretor de saúde do sindicato, Gustavo Moreno, as centrais sindicais já iniciaram o debate de propostas de alteração na Lei 8.213/91 que regulamenta os benefícios da Previdência Social, em especial nas questões relacionadas à Saúde do Trabalhador.

Dados
– As estatísticas do Ministério da Previdência mostram que em 2008 foram registrados 747 mil acidentes de trabalho no país, com 2.557 mortes e 12.071 casos de trabalhadores com incapacidade permanente. Segundo estimativas da OIT (Organização Internacional do Trabalho), ocorrem anualmente no mundo cerca de 270 milhões de acidentes de trabalho; 160 milhões de casos de doenças ocupacionais. Dos trabalhadores mortos, 22 mil são crianças, vítimas do trabalho infantil. Ainda segundo a OIT, todos os dias morrem, em média, cinco mil trabalhadores em decorrência de acidentes ou doenças relacionadas ao trabalho.

História
– O Dia Mundial em Memória das Vítimas de Acidentes de Trabalho, lembrado no dia 28 de abril, surgiu no Canadá e logo se espalhou por diversos países. A data registra um acidente que matou 78 trabalhadores em uma mina no Estado da Vírginia, nos Estados Unidos no ano de 1969. A OIT, desde 2003, consagra a data à reflexão sobre a segurança e saúde do trabalhador. No Brasil, o dia 28 foi instituído pela Lei nº 11.121.

Fonte: Contraf

Fotos: Júlio César Costa