A Contraf-CUT e demais entidades sindicais participaram nesta segunda-feira, dia 7, de mais uma rodada da Mesa Temática de Terceirização com a Fenaban, em São Paulo. A reunião deu continuidade aos debates sobre o tema, iniciados no dia 26 de abril.

Os negociadores da Fenaban informaram que os bancos responderam negativamente à proposta apresentada pelos trabalhadores de discutir a reversão das terceirizações em áreas onde já foram conseguidos acordos nesse sentido com alguns bancos. Entre as áreas citadas pelos bancários, estão tele-atendimento, financiamento de automóveis, telefonia, call center ativo e receptivo e cartão de crédito. Tamém foi frisado o Termo de Ajuste de Conduta (TAC) com a Caixa Econômica Federal, que envolve a retaguarda, digitação e tecnologia.

Os bancos alegaram ser impossível uniformizar essas questões, uma vez que cada empresa possui procedimentos e estratégias próprios. Porém, durante os debates na mesa temática, as partes definiram uma nova proposta.

A Fenaban se comprometeu a procurar novamente os bancos para socializar os debates e acordos já feitos e avaliar quais os entraves específicos para cada empresa. Além disso, também buscarão avaliar com cada banco se há outras áreas em que a terceirização poderia ser revertida. A partir do resultado desta consulta, Contraf-CUT e Fenaban determinarão as atividades que serão alvo de debate específico.

O movimento sindical bancário se comprometeu a definir as áreas prioritárias para os trabalhadores para iniciar os debates mais aprofundados. A Contraf-CUT irá convocar reunião com data indicativa para a próxima semana para aprofundar internamente o debate.

“Apesar de aparentemente não termos avançado em questões objetivas, o fato de estarmos estabelecendo métodos para debater pontualmente processos ou etapas terceirizadas do trabalho bancário junto com a Fenaban representa um possibilidade real de construirmos propostas que contemplem os interesses dos trabalhadores terceirizados, hoje totalmente a margem da categoria”, avalia Miguel Pereira, secretário de Organização do Ramo Financeiro da Contraf-CUT.

A próxima reunião de negociação não ficou previamente agendada, uma vez que os representantes da Fenaban solicitaram tempo para refazer o debate junto aos bancos e ter as possibilidades para o novo encontro. A data da nova reunião deverá ser confirmada no prazo de 15 dias.

Foto: Jailton Garcia
Fonte: Contraf-CUT